Covid-19: sacolinhas do supermercado podem ser reutilizadas?
É preferível usar sacolas de pano a sacolas de plástico, mas ambas devem ser higienizadas corretamente


O novo coronavírus pode estar na sacolinha plástica de supermercado. A orientação é reaproveitar as sacolas de plástico somente para o descarte do lixo e sempre ao avesso. É preciso higienizar tanto as sacolas quanto os alimentos e objetos dentro delas, alerta a Sociedade Brasileira de Infectologia.
Coloque a sacolinha de plástico na chamada “área suja” para fazer a higienização com álcool 70%, em uma solução com sabão e água ou hipoclorito (água sanitária, clorofina etc.). Em seguida, deixe secando no varal.
A professora de Biologia Molecular da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Ana Gorini da Veiga, recomenda em matéria publicada no Gaúchazh o uso das sacolas de pano. É uma forma de não desperdiçar o álcool com muitas sacolas de plástico. Depois de utilizar a sacola de pano, basta deixá-las de molho no hipoclorito por pelo menos 20 minutos e lavá-las com água e sabão.
Caso opte pela reutilização da sacola de plástico, vire-a do avesso e use apenas para descarte de lixo, reforça o Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast).
Covid-19 pode ser transmitida por objetos
Blusas de manga longa oferecem proteção contra o coronavírus?