Covid-19: regra de distanciamento social na Alemanha vai até fim de junho

A chanceler Angela Merkel até sugeriu um tempo maior, mas estados colocaram-se contra a proposta, segundo agência

20:35 | 26 de May de 2020 Por Paula Lima
Covid-19: regra de distanciamento social na Alemanha vai até fim de junho

País vai estender a duração das medidas de distanciamento social contra a pandemia de coronavírus até 29 de junho. (Foto: EBC)

Desde 20 de abril a Alemanha tem relaxado as medidas de isolamento social no país. No entanto, o país vai estender a duração das medidas de distanciamento social contra a pandemia de coronavírus até 29 de junho. A informação é de uma fonte do governo ouvida pela agência de notícias Reuters nesta terça-feira, 26.

A chanceler Angela Merkel havia sugerido que fosse mantida até 5 de julho as restrições de circulação no país, entre elas, a obrigação de cidadãos manterem pelo menos 1,5 metro de distância de outras pessoas. Mas o estado da Turíngia, um dos menos afetados pelo coronavírus, colocou-se contra a vontade de Merkel.

A nova data, que recua seis dias do definido por Merkel, foi negociada entre o governo federal e os líderes regionais do país, após disputas sobre a rapidez da retomada das atividades sociais e econômicas no país.

A Alemanha registrou um número relativamente baixo de mortes em decorrência da Covid-19 quando comparada a outros países da Europa, mas enfrentou um efetivo lockdown. Merkel quer evitar um segundo surto de infecções, que pode obrigar o país a decretar um novo lockdown e a frear a retomada da economia.

Nesta terça, os líderes regionais e federais concordaram também em permitir reuniões de até de dez pessoas a partir de 6 de junho, segundo a fonte ouvida pela Reuters.

Projeto Agir Brasil

Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.