Quando a pandemia do coronavírus vai acabar?

Estudos tentam prever fim das infecções

15:13 | 07 de Jun de 2020 Por Letícia do Vale
Quando a pandemia do coronavírus vai acabar?

Coronavírus vai acabar: hospital com dois profissionais devidamente protegidos, com máscaras, toucas e macacões
Previsão sugere que será necessário aprender a conviver com o vírus (Foto: Diego Vara/Agência Brasil)

Um estudo realizado pela Universidade de Cingapura usa dados sobre o coronavírus ao redor do mundo para traçar previsões sobre a pandemia. Os pesquisadores, no entanto, alertam que os resultados da pesquisa sobre momentos de pico e sugestões de quando o coronavírus vai acabar estão sempre sujeitos a alterações, de acordo com as medidas tomadas pelo governo e pela população de cada país. 

A última atualização da pesquisa, datada do dia 14 de maio, sugere que, teoricamente, a pandemia do coronavírus vai acabar no Brasil no dia 11 de novembro de 2020. As conclusões do trabalho indicam um cenário indesejado e incerto no país, revelando a necessidade de ações preventivas. 

Em entrevista ao portal UOL, o professor associado de epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP, Fredi Alexander Quijano, explica que, mesmo com o surgimento de uma vacina, poucas doenças são, de fato, totalmente erradicadas. A previsão do profissional é que ocorra com o coronavírus o mesmo que ocorreu com o H1N1, no sentido de que será necessário aprender a conviver com o vírus. 

“Já estamos aprendendo ou teremos que aprender a conviver com esse risco de doenças respiratórias. Essa pandemia está mudando muito a forma como estudamos, trabalhamos, nos relacionamentos com os outros. Já estamos nos adaptando a essa situação”, aponta Quijano na matéria. 

Projeto Agir Brasil

Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.