Coronavírus: vacina norte-americana apresenta resultados positivos e passa para 3ª fase de testes

A fase de testagem em pessoas deve iniciar no mês de junho; se aprovada, a vacina começará a ser produzida para comercialização

19:32 | 12 de May de 2020 Por Adriely Viana
Coronavírus: vacina norte-americana apresenta resultados positivos e passa para 3ª fase de testes

Vacina começa a ser testada em junho (Foto: Sasirin Pamai / EyeEm/Getty Images)

A companhia Moderna, farmacêutica norte-americana, conseguiu resultados positivos nas duas primeiras fases de testes de uma possível vacina para a covid-19 e anunciou, nesta terça-feira, 12, que seguirá para a 3ª fase em junho. A informação foi divulgada em publicação do Correio Braziliense. 

A farmacêutica também informou que a agência federal de saúde (Food and Drug Administration – FDA) indicou que a pesquisa feita para produzir um medicamento contra o novo coronavírus está em “fast track”, uma revisão acelerada para verificar o avanço do tratamento experimental. 

Chamada de mRNA-1273, a vacina começará a ser testada em pessoas no mês de junho. Ainda não se sabe quantas pessoas serão testadas, mas a indicação da companhia é que centenas ou milhares de pessoas participem. A ação busca identificar a eficácia do tratamento e perceber possíveis efeitos colaterais em casos diversos da covid-19. Após a testagem, a FDA irá decidir se a vacina está aprovada ou não. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia divulgado que para uma vacina ser realmente eficaz o processo de produção deve durar entre 12 a 18 meses. Apesar deste tópico, inúmeras empresas ao redor do mundo iniciaram uma corrida para desenvolver pesquisas para encontrar a vacina para o Sars-CoV-2.

Projeto Agir Brasil

Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar essa pandemia juntos.