Comparativo: como está em Brasil em relação a outros países na pandemia?

Com primeiro caso detectado no fim de fevereiro, saiba como o País está agora, mais de dois meses depois

16:12 | 09 de May de 2020 Por Ana Beatriz Caldas
Comparativo: como está em Brasil em relação a outros países na pandemia?

Com baixa adesão em quarentena voluntária, Brasil é considerado novo epicentro (Foto: Evaristo Sá / AFP)

Enquanto países europeus que foram epicentro da pandemia de coronavírus há algumas semanas, como Espanha e Itália, começam a afrouxar as medidas de quarentena, os brasileiros vivem os dias mais difíceis do surto de Covid-19 no País.

Nessa sexta-feira, 8, o Ministério da Saúde (MS) do Brasil confirmou 145.328 casos e o recorde de mortes em 24h: 751. Mas como estão os outros países?

Analisando a curva epidemiológica da Covid-19 do Brasil em relação a de outros países, pesquisadores da Universidade de Ciências da Saúde do Estado de Alagoas (Uncisal) divulgaram, nesta semana, estudo que aponta o país como novo epicentro da doença.

Estados como Maranhão, Ceará e Pará já enfrentam os primeiros dias de lockdown, e outros estudam formas de isolamento mais rígido.

Isso acontece porque, além das especificidades de cada estado, o País é o oitavo em número de casos no mundo, com altos índices de subnotificação observados por autoridades nacionais e internacionais. O descaso do presidente Jair Bolsonaro com as mortes pela doença no País também vem sido notificado com frequência.

Outros líderes que questionaram a gravidade da Covid-19, como os primeiro-ministros Giuseppe Conte (Itália) e Boris Johnson (Reino Unido), também enfrentaram o peso de ser epicentro da pandemia.

Hoje, enquanto a Itália começa a relaxar a quarentena após ter centenas de mortes por coronavírus, o Reino Unido enfrenta índices altos de mortos e casos, tornando-se o epicentro do continente europeu.

Sistema de saúde

Com o Sistema Único de Saúde (SUS) prestes a colapsar pela alta demanda, a proposta de utilizar uma fila única de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), unindo o sistema público e o privado, é uma opção que está sendo considerada pelas autoridades sanitárias de cada estado, conforme informou a revista Exame.

Até agora, segundo o MS, o Brasil tem 9.897 mortos por Covid-19, ocupando o sexto lugar do ranking mundial e o primeiro da América Latina.

Projeto Agir Brasil

Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.