Coronavírus: a máscara protege?

Saiba por que você deve usar máscara em espaços públicos para impedir a propagação do coronavírus

18:03 | 22 de Apr de 2020 Por Paula Lima
Coronavírus: a máscara protege?

Em primeiro lugar, você deve usar uma máscara para proteger outras Foto: Sandro Valentim/O POVO

Antes de mais nada é importante lembrar que cerca de 25% das pessoas com coronavírus se sentem perfeitamente bem e não sabem que estão infectadas, mas ainda assim, podem ser potenciais transmissoras. E acredite: você pode muito bem ser uma delas! Em primeiro lugar, você deve usar uma máscara para proteger outras.

Como a máscara protege:
1 - Mesmo uma máscara simples dessas de tecido feitas em casa ou descartáveis são muito eficazes para capturar gotículas de tosses e espirros. Um estudo recente publicado na Nature da Universidade de Hong Kong e da Universidade de Maryland solicitou que 111 pessoas infectadas com várias doenças virais (influenza, rinovírus e um coronavírus mais leve) exalassem em um funil gigante. Sem as máscaras, as pessoas infectadas exalavam gotículas e partículas líquidas contagiosos cerca de 30% do tempo em que eram testadas. Quando os pacientes infectados usavam uma máscara, ele bloqueava quase 100% das gotículas virais e algumas partículas.

2 – O coronavírus é transmitido por gotículas [de saliva ou espirro, por exemplo] e contato próximo. “Você precisa usar uma máscara porque, quando fala, sempre há gotas saindo da sua boca", afirmou George Gao, diretor-geral do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças, em entrevista à revista Science.

3 - Você pode usar sim máscaras caseiras, se estiver praticando distanciamento social e lavando as mãos.

4 – Sua máscara precisa ter um tecido com potencial de filtragem - como duas camadas de algodão pesado ou flanela. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

Nicotina do cigarro pode proteger do coronavírus

Coronavírus: a importância da higiene pessoal