4 países em que o coronavírus está se espalhando com mais rapidez
E por que política e o avanço da Covid-19 estão cada vez mais conectados


Os países em que o início da pandemia de coronavírus se mostrou mais conturbado, como China, Itália e Espanha, começam, aos poucos, a voltar às suas rotinas. No entanto, a crise sanitária ainda mostra força em locais que demoraram um pouco mais a apresentar grande número de casos – e que demoraram a se preparar para a chegada da Covid-19.
Atualmente considerados os epicentros da doença no mundo, Estados Unidos, Brasil, Rússia e Reino Unido têm tido um crescimento alarmante em número de casos e óbitos pelo novo coronavírus nas últimas semanas. Eles ocupam os quatro primeiros lugares no ranking de número de casos no mundo, de acordo com a Universidade Johns Hopkins.
Uma matéria publicada no The New York Times nesta terça-feira, 2, relaciona o aumento desenfreado de casos a um fator que une os quatro países, tão diferentes entre si: todos são liderados por populistas iliberais, ou seja, que afrontam o conceito de democracia em alguma instância.
Política
Em entrevista ao periódico, Daniel Ziblatt, professor de Harvard que estuda o funcionamento dos regimes democráticos ao redor do mundo, afirmou que os governos de Donald Trump, Jair Bolsonaro, Vladimir Putin e Boris Johnson têm em comum a falta de apreço por “intelectuais de todo o tipo”.
Essa marca, portanto, seria um dos principais fatores que coloca em risco a população desses países em relação à pandemia, visto que é necessário seguir rigorosamente as orientações de médicos e cientistas para evitar o contágio e o agravamento de quadros de Covid-19.
Sobre o cenário brasileiro, o NYT também salientou a discordância do presidente Jair Bolsonaro com seus ex-ministros da Saúde e com os governos estaduais, com quem o líder do executivo vem se desentendendo em relação às medidas de isolamento social e lockdown.
Projeto Agir Brasil
Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.