Vacina contra poliomielite pode ser eficiente para combater o coronavírus, diz estudo

Vacina contra tuberculose também tem possível uso contra a Covid-19

14:37 | 13 de Jun de 2020 Por Letícia do Vale
Vacina contra poliomielite pode ser eficiente para combater o coronavírus, diz estudo

criança tomando vacina cotra poliomielite. estudo mostra que imunizante pode ser usado contra o coronavírus
Resultado do uso dessas vacinas não seria a prevenção completa (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Um estudo publicado pela revista científica Science indica que a vacina oral contra a poliomielite pode proteger temporariamente o indivíduo contra o coronavírus. Além disso, os pesquisadores apontam que a vacina contra tuberculose, a BCG, pode fornecer proteção contra o mesmo fim. É o que noticia matéria da revista Veja

Enquanto o estudo mostra que tanto o poliovírus quanto o coronavírus apresentam RNA de cadeia positiva, podendo ser afetados por mecanismos comuns, outras pesquisas mostram que países que usam amplamente a vacina contra tuberculose registram menores taxa de casos de Covid-19

No entanto, o resultado do uso dessas vacinas não seria a prevenção completa contra o coronavírus, e sim a diminuição da gravidade da infecção, preparando o sistema imunológico da pessoa para combater o vírus por um tempo determinado. 

Dentre as desvantagens desse método, estariam o processo lento de fabricação das vacinas e a possibilidade, mesmo que rara (uma em cada três milhões de doses administradas, segundo os pesquisadores do estudo), de quem recebeu a vacina desenvolver a doença em questão.

Projeto Agir Brasil

Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.