Como é o teste para coronavírus?

Os exames podem ser feitos por meio de amostras de sangue, secreção nasal ou da garganta

17:56 | 09 de Jun de 2020 Por Adriely Viana
Como é o teste para coronavírus?

Teste para o novo coronavírus possui dois modelos
Existem dois tipos de testes para diagnosticar a covid-19 (Foto: Freepik)

Tosse seca, febre alta e dificuldade para respirar, são alguns dos sintomas do novo coronavírus. Ao se tornarem constantes, é indicado que seja realizado um exame para diagnosticar se o sintomático está mesmo com a Covid-19. Existem duas formas de identificar a presença do novo coronavírus (Sars-CoV-2), por meio do teste de RT-PCR ou de testes rápidos.

Justamente, devido a quantidade limitada de testes destinados aos postos e centros laboratoriais, também é possível realizar o exame rápido em algumas farmácias e drogarias. O teste mais convencional e eficaz é o RT-PCR, que é realizado a partir da retirada de uma amostra de secreção nasal ou da garganta onde, uma análise minuciosa é feita por meio de biologia molecular. O resultado deste modelo de testagem sai em cerca de oito horas. 

Já os testes rápidos, que foram desenvolvidos durante o combate à pandemia, são exames que podem ser feitos com amostras de sangue, secreção nasal ou da garganta. Muito mais rápidos na identificação da Covid-19, o resultado sai entre 10 e 30 minutos. Apesar da rapidez, o método não é 100% confiável para alguns casos devido a análise ser feita baseada na quantidade de dois anticorpos (IgG e IgM) que são produzidos pelo organismo quando há algum invasor.

O IgM só é produzido em uma fase aguda de infecção, enquanto o IgG aparece bem mais tarde em relação ao primeiro. Dessa forma, dependendo da situação, o teste pode não detectar a presença do Sars-Cov-2. Apontando um falso negativo se testados em pacientes nas fases iniciais. 

Projeto Agir Brasil

Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.