Cocô de galinha é usado para evitar aglomeração em cidade sueca
Além de fertilizar a grama, estratégia busca tornar ambiente desagradável, estimulando distanciamento social


Autoridades da cidade sueca de Lund espalharam cocô de galinha nos gramados do principal parque como forma de conter o coronavírus. A estratégia é para evitar aglomerações no local que atrai milhares de visitantes em tempos normais.
“Temos a chance de fertilizar a grama e ao mesmo tempo deixá-la fedida [com o cocô de galinha], de modo que não seja agradável sentar-se ali para tomar uma cerveja”, disse Gustav Lundblad, presidente do comitê ambiental local, conforme publicado pela BBC nesta terça-feira, 5.
Diferente da maior parte da Europa e da Escandinávia, a Suécia não implementou lockdown (bloqueio total) e também manteve escolas, bares, restaurantes e comércios abertos.
A Suécia já tem um número de infectados e mortos pela Covid-19 maior do que os vizinhos nórdicos. Inclusive países com população maior, como Dinamarca, de 5,8 milhões de pessoas. Enquanto na Suécia, com 10,2 milhões de habitantes, 2,6 mil pessoas morreram, a Dinamarca registrou 484 mortes.
Território
A agência de notícias britânica Reuters aponta que a população sueca é bastante espalhada em termos territoriais. Mais da metade das residências são ocupadas por uma pessoa, e o país tem um dos mais altos índices de confiança da população no governo.
Países doam US$8 bi para tratamentos e vacinas contra a Covid-19
Agir contra o coronavírus
Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar essa pandemia juntos.