Bruxelas aceita indicação da UE e inicia abertura de fronteiras internas
Apesar da reabertura nesta segunda-15, viagens entre outros membros da União devem ser proibidas até 1º de julho


A Comissão Europeia já havia chegado a um acordo com alguns governos europeus, como a Espanha e Portugal, sobre a manutenção do controle das fronteiras internas até o fim de julho. Entretanto, no último dia 11 de junho, o Executivo da Comunidade recomendou que as fronteiras sejam reabertas a partir desta segunda-feira, 15. Bruxelas, que até esta nova recomendação, permaneceria aguardando até o fim do próximo mês para abrir suas fronteiras, também aderiu ao pedido.
De acordo com a comissária para o Interior, Ylva Johansson , a mudança de postura ocorreu após a situação epidemiológica do país ter melhorado consideravelmente.
Essa indicação também deve ser seguida por vários Estados-Membros da União Europeus, de acordo com publicação do jornal espanhol El Periódico.
“A fronteira deve ser aberta o mais rápido possível, e a Comissão recomenda fazê-lo já na segunda-feira. A situação melhorou em todos os Estados-Membros”, afirmou a comissária.
A capital da Bélgica admite que a recomendação oferece uma margem de “tempo limitado” que pode ser trazer complicações. Mas, se desejam abrir as fronteiras externas a partir de 1º de julho, é essencial que as fronteiras internas iniciem esse processo com antecedência.
Bruxelas também propôs a prorrogação por mais quinze dias do decreto que proibia viagens para outros países da UE, que expiraria nesta segunda-feira, 15.
A proposta contou com o apoio da maioria dos governos no último Conselho. A decisão final será tomada avaliando a situação epidemiológica dos demais países.
Projeto Agir Brasil
Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.