Pacientes de Covid-19 podem manter anticorpos contra a doença por 2 meses, afirmam cientistas
Estudo foi realizado no Reino Unido e divulgado nesta semana


Um grupo de pesquisadores do Reino Unido afirma que pessoas que se recuperam de Covid-19 podem manter anticorpos contra a doença por pelo menos dois meses após a cura. A informação foi repercutida pelo DailyMail nesta segunda-feira, 15, após teste com 177 pacientes curados do coronavírus.
O estudo foi realizado por cientistas da Escola de Medicina Tropical de Liverpool e da St. George’s University, um dos principais centros de pesquisa sobre Covid-19 em Londres, em parceria com empresas de testes biomédicos. A pesquisa, no entanto, ainda não foi publicada em periódicos acadêmicos nem passou pelo processo de revisão por pares.
O que foi descoberto?
Entre as constatações do estudo estão a de que algumas pessoas que tiveram a doença em um nível mais brando não desenvolveram anticorpos, enquanto pessoas que tiveram sintomas mais graves de Covid-19 e desenvolveram melhor resposta imune criaram mais anticorpos.
Isso pode ter acontecido porque quem teve um quadro mais sério foi exposto a maior carga viral, criando mais anticorpos do que quem teve contato com menor quantidade de vírus. Pessoas mais velhas também obtiveram maior sucesso no nível de anticorpos.
Caso a pesquisa seja comprovada, será possível elaborar novas estratégias para frear a transmissão de coronavírus, já que ainda não há certeza sobre a impossibilidade de reinfecção, ou seja, se um paciente pode ser infectado mais de uma vez pelo vírus. O estudo, afirmam os pesquisadores, também podem auxiliar na criação de uma vacina eficiente contra a Covid-19.
Projeto Agir Brasil
Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui
. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.