Animais domésticos podem pegar ou transmitir o novo coronavírus?

Estudos apontam que determinadas espécies podem ser suscetíveis à doença

14:14 | 21 de May de 2020 Por Letícia do Vale
Animais domésticos podem pegar ou transmitir o novo coronavírus?

Animais: gato dormindo em cima de sofá
Não existem evidências de que animais têm um papel relevante na propagação da doença (Foto: Unsplash)

Por se tratar de um vírus novo, a pandemia causada pela Covid-19 continua despertando muitas dúvidas entre a população. À medida que descobertas são feitas e pesquisas são divulgadas, respostas que antes pareciam concretas são postas em cheque. Um questionamento constante é sobre a possibilidade de animais domésticos serem contaminados pela doença ou poderem transmiti-la. 

O novo coronavírus, chamado SARS-CoV-2, vem de uma família de vírus cujas infecções são comuns em humanos e animais. É o que explica a World Organisation For Animal Health (OIE). Assim, agora que a Covid-19 é uma pandemia, existe a possibilidade de certas espécies serem infectadas por meio do contato próximo com humanos doentes. 

Já existiram casos em diferentes países de cachorros e gatos que foram contaminados pelo vírus. No entanto, ainda é necessário mais estudos para entender como a infecção se comporta nesses animais. Na China, por exemplo, um cão testado positivamente para o novo coronavírus não apresentou sintomas. 

O fato é que a propagação da Covid-19 é um resultado de transmissão entre humanos. Até o momento, não existem evidências de que animais têm um papel relevante na extensão da doença. 

Recomendações

Já que animais e seres humanos podem ser contaminados pelo coronavírus, é recomendado que pacientes suspeitos ou confirmados da doença limitem o contato com os bichinhos. Nesse caso:

  • Lave as mãos antes e depois de ter contato com o animal ou quando estiver lidando com a comida e outros suprimentos do bichinho, como brinquedos
  • Evite beijá-lo, ser lambido ou dividir o mesmo alimento
  • Use máscara
  • Se possível, peça para outro morador cuidar do animal
  • Bichinhos cujos donos estão doentes ou sob suspeita devem cumprir as mesmas medidas de quarentena estabelecidas na região para as pessoas

Covid-19 e os animais

Até o momento, estudos em laboratórios foram capazes de sugerir algumas descobertas sobre a doença em diversas espécies animais. São elas:

  • Das espécies investigadas até o momento, gatos são os mais suscetíveis ao vírus, podendo ser afetados com a doença clínica
  • Gatos podem transmitir a doença para outros gatos
  • Cachorros, aparentemente, são suscetíveis à doença, mas aparentam têm menor possibilidade de serem contaminados do que gatos
  • O hamster-sírio pode ser infectado pela doença e apresentar sinais clínicos 
  • Porcos e aves domésticas aparentam não ser suscetíveis à doença

Projeto Agir Brasil

Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.