Benefícios de amamentar são maiores que risco de transmitir Covid-19
Crianças estão altamente expostas a outros problemas prevenidos pelo ato de amamentar


Os benefícios do aleitamento materno são maiores do que o risco de transmissão de mãe para filho da Covid-19, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o ato de amamentar.
“A OMS estudou cuidadosamente os riscos para as mulheres de transmitirem a doença Covid-19 para seus bebês quando amamentam. Sabemos que as crianças correm um risco relativamente baixo da doença, mas estão altamente expostas a outras doenças e outros problemas prevenidos pelo ato de amamentar”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na última sexta-feira, 12, segundo matéria publicada no jornal Correio Braziliense.
“De acordo com as evidências disponíveis, o conselho da OMS é que os benefícios da amamentação superam qualquer risco potencial de transmissão“, acrescentou ele em uma entrevista coletiva virtual.
Diante dessa convicção, “as mães sob suspeita ou confirmação de contaminação por Covid-19 devem ser incentivadas a iniciar ou continuar a amamentar e não devem ser separadas de seus bebês, a menos que a mãe esteja muito doente”, disse o chefe da agência de saúde da ONU.
O vírus que causa a Covid-19 até agora não foi encontrado no leite materno, segundo Anshu Banerjee, diretor do departamento de saúde materno-infantil, infantil e adolescente da OMS.
Projeto Agir Brasil
Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.