Alemanha começa a reabrir comércio após auge da pandemia
Os alemães iniciam reabertura do comércio, mas ainda precisam seguir algumas medidas de restrição como ficar a um metro e meio um do outro


Lojas pequenas foram autorizadas pela chanceler Angela Merkel a abrir as portas nesta segunda-feira, 20 de abril, pela primeira vez após quase um mês depois de ter se instalado o surto de coronavírus no país. As medidas iniciais para aliviar as restrições impostas em março, ainda exigem cuidados como, cada pessoa deve ficar pelo menos um metro e meio um do outro o tempo todo até o final de abril.
“Não devemos nos deixar levar por uma falsa sensação de segurança”, disse a chanceler Angela Merkel em entrevista coletiva na segunda-feira, alertando que as consequências das novas medidas serão visíveis apenas em duas semanas. “É isso que torna a situação tão difícil.”
Países como Noruega, República Tcheca e Dinamarca, também suspenderam algumas restrições na segunda-feira, tentando equilibrar a saúde pública contra a recuperação econômica, segundo o jornal norte-americano New York Times.
A Alemanha registrou 141.672 casos de coronavírus, com 4.404 mortes, mas a taxa de infecção tem diminuído constantemente nos últimos dias e o sistema de saúde do país não colapsou.
Na Europa, o número de infectados pelo novo coronavírus passou um milhão e foram 100.000 mortes, segundo o Centro Europeu de Controle de Doenças.