Milhões de espanhóis vão às ruas em primeiro dia de afrouxamento da quarentena

Apesar de poderem ir às ruas para praticar esportes pela primeira vez, transeuntes devem manter medidas de segurança

17:25 | 02 de May de 2020 Por Ana Beatriz Caldas
Milhões de espanhóis vão às ruas em primeiro dia de afrouxamento da quarentena

Idosos saíram de casa após 48 dias (Foto: Ander Gillenea / AFP)

Ruas, avenidas, praias e parques de toda a Espanha receberam, neste sábado, 2, milhões de pessoas que aproveitaram o primeiro dia de afrouxamento de medidas de isolamento social. A permissão faz parte do plano de afrouxamento da quarentena, mas conta com uma série de recomendações para manter a segurança dos espanhóis, segundo noticiou o periódico El País.

Entre as orientações para evitar a transmissão de Covid-19 estão a manutenção de distância mínima de dois metros entre os transeuntes, a ausência de contato físico e a proibição de banho de mar, entre outros. Além disso, ainda há horários para que certos grupos possam sair de casa.

No último domingo, 26, o Governo da Espanha já tinha permitido que crianças saíssem para brincar. No primeiro dia do afrouxamento para os demais espanhóis, corredores, ciclistas, patinadores e surfistas puderam praticar exercícios físicos ao ar livre por quatro horas, das 6h às 10 horas. Após esse horário, idosos com mais de 70 anos e dependentes puderam, finalmente, contemplar as ruas e fazer pequenos passeios.

Com dificuldade para fiscalizar a distância de segurança entre as milhões de pessoas nas ruas, a Guarda Urbana tem permissão para bloquear acessos e pode começar a instituir restrições geográficas caso necessário. A medida de afrouxamento da quarentena acontece foi iniciada no dia em que a Espanha bateu o número alarmante de 25 mil mortes em decorrência do novo coronavírus.

No entanto, a queda no índice diário de mortos pelo vírus segue ocorrendo, o que torna possível – pelo menos por enquanto – a continuação dos planos de afrouxamento aprovados pelo presidente do Governo da Espanha, Pedro Sanchéz.