30 medicamentos se mostram promissores para combater o coronavírus

Pesquisadores internacionais identificam 30 medicamentos que, em testes laboratoriais, interrompem a replicação do Sars-Cov-2. Todos os remédios são seguros para o uso humano

11:53 | 21 de Apr de 2020 Por Paula Lima
30 medicamentos se mostram promissores para combater o coronavírus

Pesquisadores apontam 30 novos medicamentos para combater o coronavírus
Pesquisadores norte-americanos e de Hong Kong lideram a pesquisa que começou com 12 mil substâncias (Foto: Divulgação/Viktor Braga)

Há novas esperanças surgindo em grupos de pesquisadores norte-americanos e de Hong Kong. Trinta cientistas divulgaram na na plataforma aberta bioRxiv um estudo no qual descrevem três dezenas de substâncias que impedem a replicação do Sars-Cov-2 — apenas três delas já em teste com esse objetivo. Segundo informações do jornal Correio Braziliense, esse é a primeira vez que novos remédios são identificados como promissores ao combate da covid-19.

Em uma triagem de 12 mil substâncias, os compostos foram testados contra o Sars-Cov-2 vivo, isolado de pacientes no estado de Washington e na China. “Acreditamos que essa seja uma das primeiras pesquisas abrangentes de medicamentos que usam o vírus Sars-Cov-2 vivo, e nossa esperança é de que um ou mais desses remédios salvem vidas enquanto aguardamos uma vacina para a Covid-19”, diz Sumit Chanda, diretor do Programa de Imunidade e Patogênese da Sanford Burnham Prebys, na Universidade da Califórnia em Los Angeles, e autor sênior do estudo. “Muitos medicamentos identificados nesse estudo — muitos dos quais são novos na comunidade de pesquisadores da Covid-19 — podem ser utilizados em testes clínicos imediatamente ou em alguns meses após exames adicionais.”

Saiba quais podem ser os sintomas ocultos do coronavírus

OMS demente teoria de que coronavírus saiu de laboratório

“Como os medicamentos que identificamos nesse estudo já foram testados em seres humanos e são comprovadamente seguros, podemos pular mais de meia década de estudos normalmente necessários para obter aprovação para uso humano”, diz Chanda.

30 medicamentos selecionados:

  • 27 medicamentos que não estão atualmente em avaliação para a Covid-19 foram eficazes ao interromper a replicação viral
  • 17 têm um extenso registro de segurança humana em estudos clínicos em doenças não relacionadas à Covid-19, incluindo quatro que foram previamente aprovados pelo FDA para outras indicações.
  • 6 dos 17 demonstraram ser eficazes em concentrações, ou doses, provavelmente eficazes e toleráveis em humanos.
  • 4 desses foram testados clinicamente para doenças como artrite reumatoide, doença de Crohn, osteoporose e câncer.