Uso de viseiras evitam maior contato com o coronavírus

As face shields são máscaras de proteção facial que oferecem mais uma camada de segurança aos agentes de saúde

17:59 | 05 de May de 2020 Por Adriely Viana
Uso de viseiras evitam maior contato com o coronavírus

As máscaras são de materiais semelhantes ao plástico (Foto: Ethan Miller/Getty Images/AFP)

As viseiras servem como máscaras de proteção facial e são equipamentos de proteção individual (EPIs) importantes para garantir que os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus mantenham-se protegidos do vírus. Entre as dúvidas sobre coronavírus, está a eficácia das viseiras, mas sim, elas são boas protetoras.

Como o vírus é transmitido, principalmente, por gotículas expelidas pelos pacientes que podem entrar em contato com as vias superiores (olhos, nariz e boca), a viseira oferece aos médicos, enfermeiros e demais agentes de saúde, uma barreira de proteção extra, isolando todo o rosto de entrar em contato com qualquer partícula possivelmente contaminada pela covid-19. Apesar de possibilitar mais uma camada de segurança, a máscara convencional deve ser, estritamente, usada por baixo da viseira.  

Como esse tipo de máscara está em escassez no mercado, sem ter materiais que possibilitem a produção em grande escala, várias empresas, instituições, universidades e civis começaram movimentações para achar novas formas de produzir mais face shields para os profissionais brasileiros. Utilizando materiais variados, ainda que semelhantes ao plástico, e que não precisem de grandes aparelhos para serem fabricados, como máquinas ou impressoras 3D, ainda que sejam feitos em uma menor quantidade.

Agir contra o coronavírus

Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar essa pandemia juntos.