Veja vídeo: como o coronavírus ataca o pulmão
Vídeo do hospital universitário George Washington mostra quadro clínico real

O hospital universitário George Washington, localizado na capital dos Estados Unidos, retratou um quadro clínico real por meio de uma tecnologia de realidade virtual de 360º. Em vídeo é possível ver os danos que o novo coronavírus provoca e a resposta do sistema imunológico nos pulmões.
O paciente é um homem de 59 anos com hipertensão infectado com o vírus Sars-CoV-2. O vírus provocou danos tão graves aos pulmões, que o paciente precisa do máximo de suporte respiratório para enfrentar a doença.
Publicado no site nacional do jornal espanhol El País, o vídeo mostra o primeiro paciente em que foi utilizada a tecnologia 3D para tratar o coronavírus. Em um podcast publicado pelo hospital, o médico Keith Mortman, chefe do setor de Cirurgia Torácica do George Washington, afirma que o dano que se vê no vídeo não está isolado em nenhuma parte do pulmão, é um dano amplo e grave nos dois pulmões. E informa que o paciente “fora a hipertensão não tinha outros problemas médicos”.
O percurso do vírus do momento em que infecta as mucosas respiratórias até chegar aos pulmões é descrito pelo El País:
- O coronavírus é um vírus respiratório que entra no organismo através das mucosas da boca, do nariz ou dos olhos.
- Infecta, em primeiro lugar, as fossas nasais e a garganta. A maioria dos infectados sofre sintomas leves de tosse seca, febre e cansaço.
- No entanto, aproximadamente um em cada seis desenvolve uma doença grave e tem problemas para respirar. Isso ocorre quando o vírus ultrapassa o canal brônquico e chega aos pulmões, causando uma pneumonia.
O paciente do George Washington não teve sintomas nos primeiros dias da doença, mas assim que começou a sentir, a doença provocou uma pneumonia fulminante. E os bronquíolos e alvéolos do paciente responderam com uma inflamação maciça.
O impacto nos pulmões pode seguir o seguinte fluxo, a depender da força do sistema imunológico ou da existência prévia de outras doenças, como hipertensão arterial, problemas cardíacos ou diabetes:
- Com a inflamação a função dos alvéolos é dificultada. Sem fornecer oxigênio para o sangue e eliminar o dióxido de carbono, podem entrar em colapso e, com isso, reduzir o envio de oxigênio para o sangue
- Se a inflamação é exacerbada, os pulmões podem se encher de líquido e células mortas.
- Os pulmões se enchem de tanto líquido que o suporte respiratório não é suficiente e o paciente morre, nos piores casos.