Se divirta na quarentena jogando sozinho e em grupo

As opções podem ser tanto online como físicas

17:42 | 29 de Apr de 2020 Por Letícia do Vale
Se divirta na quarentena jogando sozinho e em grupo

Dados de jogo de tabuleiro em cima da mesa
Jogos são opção para sair do tédio (Foto: Unsplash)

A impossibilidade de sair de casa devido ao isolamento social aumentou o tempo de ócio para muita gente. Para sair desse estado, um jogo é sempre bem-vindo. Pensando nisso, separamos algumas opções para você passar o tempo não só sozinho, mas também com os amigos e a família! Respeitando, é claro, a quarentena. 

Para jogar sozinho

Candy crush

O jogo já famoso com a temática de doces envolve a combinação de peças iguais para que o jogador consiga conquistar os objetivos de cada nível. Com etapas infinitas cada vez mais complexas, é difícil não se instigar pelo jogo e passar horas entretido com as fases. Durante a quarentena, o aplicativo está promovendo alguns presentes para os usuários, como vidas infinitas durante 24 horas e eventos paralelos com ainda mais níveis e recompensas. O download para celular é gratuito. 

The sims

Que tal escapar um pouco da realidade criando a própria? O jogo permite que você crie uma nova vida do zero, customizando personagem, personalidade, casa, emprego, família e muito mais. Antes sendo necessária a compra do jogo físico para ter a experiência, agora já é possível adquirir uma versão mobile gratuitamente. 

Filtros do Instagram

Os filtros do Instagram ficaram tão elaborados que alguns são verdadeiros jogos, como o Soccer Head e o Gesture Challenge. Para acessá-los ou procurar outros basta entrar na plataforma, acessar os stories e apertar na lupa que aparece na barra na parte inferior da tela. A vantagem é que, além de passar o tempo, você pode compartilhar com os amigos. 

Para jogar com os amigos

Gartic.io

Pode ser acessado tanto pelo computador quanto por aplicativo no telefone. Um participante cria uma sala e pode compartilha-lá para que outros possam entrar. Então o primeiro a jogar recebe uma palavra e deve fazer um desenho para que o restante do grupo acerte. 

Quiz dos emojis

Uma opção para se entreter e treinar a lógica são os desafios com os emojis. Nele, um participante de um grupo de WhatsApp deve criar uma lista com um tema específico, como séries, filmes ou até ditados populares. Então, ele deve descrever cada opção usando apenas emojis, para que o restante do grupo tente adivinhar. 

Adivinhados

O aplicativo gratuito funciona como um jogo de tabuleiro em que cada participante deve responder uma charada para poder avançar para a próxima casa. 

Para jogar com a família

Adivinhe o objeto 

Nesse jogo uma pessoa é vendada enquanto as outras a entregam um objeto para que ela possa adivinhar qual é. A dica é dar objetos inusitados para dificultar a atividade, além de estipular um tempo limite para que a pessoa acerte. 

Quem sou eu

Cada participante deve escrever em um papel o nome de uma personalidade, de um objeto ou de um animal e colar na testa da pessoa ao lado, sem que ela veja. Assim, com perguntas como “eu estou vivo?”, “eu sei cantar?”, “eu vivo na floresta”, cada um deve tentar adivinhar o que está escrito no seu papel. A cada rodada, cada um pode ter direito a um número determinado de perguntas, até que alguém acerte.

  • Para as crianças

Caça ao tesouro

Esconda um objeto em um local da casa sem que a criança veja e escreva pistas para que ela possa encontrar. Espalhe as pistas pela casa e monte um roteiro de forma que uma piste leve a outra, até a criança achar o objeto. Além de utilizar charadas para que ela adivinhe o local da próxima pista, você pode incrementar com perguntas de conhecimento geral ou contas de matemática. 

Bilboquê

Esse jogo antigo mas ainda amado pelas crianças pode ser reproduzido em casa de forma muito simples. Pegue uma garrafa pet e corte a parte de cima, formando uma espécie de funil. Em seguida, proteja a borda cortada com fita adesiva para que a criança não se machuque. Pegue a tampinha e faça um furo no meio, passando uma corda de mais ou menos um metro pelo buraco e fazendo um nó na parte de dentro da tampinha, evitando que a corda escape. Do outro lado do fio, amarre algo que represente uma bola, que pode ser improvisada com fita adesiva e outras tampinhas, por exemplo. Então encaixe a tampinha inicial na garrafa e agora é só jogar. O objetivo acertar a bola na garrafa a impulsionando para cima.