O que fazer em casa durante a quarentena
Cinco dicas para seus dias de isolamento social ficarem mais leves


Mesmo para quem possui uma rotina mais caseira, o período de isolamento social pode se tornar um grande desafio. A necessidade de ficar em casa o tempo inteiro e a angústia causada pela ausência de uma data certa para que o cotidiano volte ao normal têm impedido que muitas pessoas mantenham seus hábitos ou adquiriram novos hobbies. Por isso, selecionamos seis dicas de atividades que podem ser feitas individualmente ou em família durante a quarentena para afastar o estresse e o tédio. Confira:
- Manter uma rotina de exercícios físicos
Ainda que seja difícil criar uma rotina de treinos em casa, a prática de atividade física é essencial para manter a saúde em dia durante a pandemia de Covid-19. Por isso, canais nas redes sociais especializados em treinos online, como o Exercício em Casa ou o canal oficial do programa FitDance são boas opções para quem quer manter o ritmo durante a quarentena.
Além disso, diversos professores de Educação Física, Yoga e Dança têm feitos lives em seus perfis do Instagram – vale a pena checar os perfis de academias da sua cidade e descobrir a programação!
2. Vasculhar o catálogo dos serviços de streaming
A oferta de filmes, séries, programas de TV e até novelas têm aumentado a cada dia – assim como o número de plataformas de streaming. As mais populares no Brasil, como Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay possuem pacotes que cabem no bolso e costumam ofertar um período gratuito de teste, uma boa oportunidade para escolher a que mais se adequa ao seu gosto antes de adquirir a assinatura.
3. Terminar de ler os livros parados na estante
Todo mundo tem em casa aquele livro que ganhou de presente e nunca leu ou que parou na metade porque, na época, não conseguiu engatar a leitura. Em tempos de isolamento, livros são uma ótima opção para se distrair e aprender muito sem sair de casa. Caso não tenha mais livros não lidos, há diversos sites com opções gratuitas de obras em domínio público e, ainda, editoras e lojas que têm disponibilizado e-books durante a quarentena, como a L&PM e a Amazon – que dispõe também de um aplicativo de assinatura de livros para celular, o Kindle Unlimited.
4. Fazer uma limpa na casa
Com mais tempo em casa, é ainda mais fácil perceber que geralmente temos muito mais coisas do que precisamos. Por isso, aproveite o tempo livre para revirar o guarda-roupa, a cozinha e outros espaços que podem ter objetos que você não precisa mais e que podem ser trocados com amigos ou vendidos em um brechó, mais a frente. Também é uma boa oportunidade para observar quais itens podem ser doados para instituições sociais, já que muitas delas têm enfrentado ainda mais dificuldades durante a pandemia.
5. Experimentar uma nova receita gastronômica
Com a quarentena, muita gente tem aproveitado para redescobrir a cozinha, seja por prazer ou para evitar gastos excessivos com delivery. Mesmo para quem não possui dotes culinários, a internet é terreno fértil para descobrir receitas que se adequam a todos os bolsos, gostos, restrições alimentares e rotinas. Uma boa opção para descobrir novos sabores é o site Panelinha, da apresentadora e chef Rita Lobo, com categorias que ajudam o cozinheiro iniciante, como “Refeições em uma panela só”.
6. Conferir a programação cultural online
Um dos primeiros fenômenos da quarentena, o show em formato de live nas redes sociais já virou um grande aliado para se livrar do tédio. No entanto, além de pequenos festivais organizados online e apresentações solo nas redes de artistas nacionais e internacionais, especialmente aos fins de semana, ainda é possível conferir uma extensa programação cultural em diversos sites, como performances de artistas da dança, contação de histórias para crianças e até exposições de museus. Entre os mais famosos, é possível visitar, através da internet, o Museu do Louvre e a Pinacoteca de São Paulo.