Covid-19 pode ser transmitida por objetos
Vírus pode sobreviver por dias em algumas superfícies


O coronavírus pode ser transmitido por meio do contato direto com uma pessoa infectada, mas também com objetos que foram previamente contaminados pelas secreções de pessoas doentes. Estudos já mostram que, dependendo da superfície, da temperatura e da umidade do ambiente, o vírus pode sobreviver entre algumas horas e até dias.
“O tempo pode variar de material para material. A gente sabe que pode estar até três dias em metal e no plástico, no tecido em menor tempo. Único lugar que se tem certeza que não sobrevive é no cobre. Por isso, quando estiver em lojas, evite colocar a mão nas mesas e nos balcões”, explicou a infectologista Eliana Bicudo, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), em entrevista à Agência Brasil.
Assim, ao receber objetos como moedas e cédulas evite levar às mãos a boca, ao nariz e aos olhos, além de higienizá-las assim que possível com água e sabão ou álcool 70%. Ao voltar para casa após ir ao supermercado por exemplo, preste atenção a itens que podem ter entrado em contato com superfícies do mundo exterior ou com sua mão ainda não higienizada, como o celular, documentos, cartões e chaves. As roupas usadas devem ser lavadas e o calçado permanece do lado de fora. Para garantir, lave, também, alimentos e embalagens dos produtos comprados.
Além disso, ao receber produtos de delivery, por exemplo, coloque o item em uma superfície que poderá ser higienizada logo após e descarte a embalagem. Não esqueça de lavar as mãos. No transporte público e em carros de aplicativos, tenha sempre um álcool em gel em mãos para utilizar após encostar em barras e maçanetas.
Blusas de manga longa oferecem proteção contra o coronavírus?