Frutas podem aumentar a imunidade contra o coronavírus?
Frutas não garantem imunidade contra o coronavírus, mas ajudam na manutenção da saúde


Não existe uma forma de “aumentar” a imunidade, mas apenas como evitar que a imunidade diminua. Mesmo assim, dormir bem e ter uma alimentação balanceada é uma das formas de manter a imunidade boa, junto com a prática regular de exercícios físicos.
Frutas cítricas são boas fontes de vitamina C: laranja, mexerica, maracujá, limão, abacaxi, goiaba e acerola. A vitamina C é responsável pela produção de glóbulos brancos, que são parte do sistema imunológico.
As frutas não impedem a contaminação da Covid-19 nem garantem imunidade contra o coronavírus; a melhor forma de se proteger ainda é o isolamento. Porém, uma boa alimentação pode ajudar no tratamento, segundo o gastroenterologista Bruno Sander.
Uma pessoa com a imunidade boa tem mais chances de reduzir os sintomas de doenças como a Covid-19, impedir a piora do quadro e se recuperar com rapidez, disse ele à revista Casa e Jardim.
Outras frutas, como morangos, uvas e bananas também são boas fontes de energia. Tais como os laticínios, as frutas têm durabilidade menor, mas é possível congelá-las para fazer outras receitas (picolés e sorvetes, por exemplo).
A nutricionista Mariana Ferri, em entrevista ao programa É de Casa, ensinou como conservar as bananas. “Uma dica simples é separar uma por uma, mantendo o cabinho e colocando o papel alumínio nesta parte.”
Acesse no caderno Agir 1 mais dicas de alimentos e vitaminas que fazem bem à saúde.
Projeto Agir Brasil
Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.