Coronavírus dá diarreia?
Pesquisa também mostra maior probabilidade de pacientes com diarreia apresentarem quadros graves de pneumonia


Febre, tosse frequente e falta de ar são os sintomas mais comuns da doença provocada pelo novo coronavírus. Diarreia, apesar de pouco relatada, também pode ser um dos indícios de Covid-19 e já está na lista de sintomas da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Além de diarreia, os pacientes podem apresentar dor de estômago, náuseas e vômito. Médicos da província de Hubei, na China, foram os primeiros que ligaram o coronavírus a problemas gastrointestinais, após análise de 204 pacientes, com Covid-19 confirmada, que tinham mais de 50 anos.
Leia também | Quais os novos sintomas de Covid-19?
Na pesquisa, os especialistas identificaram que quase metade dos pacientes foi ao pronto-socorro com redução de apetite, dor de barriga e náusea.
Outro artigo, publicado no Journal of the American Medical Association, relatou que em um grupo de 138 pacientes com Covid-19, na cidade de Wuhan, 10% apresentavam diarreia e náuseas.
“Sabemos que pacientes com Covid-19 podem ter náusea e diarreia, e as estimativas variaram de 4% a 57%, dependendo do estudos”, disse o professor Andrew Goddard, presidente do Royal College of Physicians, ao HuffPost UK.
Diarreia: maior probabilidade de quadros graves
Outra pesquisa, publicada na revista Lancet Gastroenterology and Hepatology, apontou que pacientes com diarreia têm maior probabilidade de apresentarem quadros graves de pneumonia do que aqueles sem.
Foram analisados dados de 232 pacientes que testaram positivo para a Covid-19, entre 19 de janeiro e 6 de março, em 14 hospitais das províncias de Guangdong, Hubei e Jiangxi, na China.
Projeto Agir Brasil
Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.