Afinal, Os Simpsons previram o coronavírus?

Em episódio de 1993, os moradores de Springfield enfrentam gripe fictícia sem cura

18:16 | 02 de Jun de 2020 Por Amanda Araújo
Afinal, Os Simpsons previram o coronavírus?

Cena de Os Simpsons com população na janela de um médico
Cena de “Marge in Chains“, de 1993 (Foto: Reprodução Os Simpsons)

O sitcom Os Simpsons é famoso por prever diversos fatos curiosos ao redor do mundo. E a pandemia do novo coronavírus está incluída na lista de eventos trágicos semelhantes aos retratados no enredo da série.

No episódio “Marge in Chains“, de 1993, os moradores de Springfield enfrentam a fictícia “gripe de Osaka”. Em um trecho, os cidadãos gritam: “Nós precisamos de uma cura”.

O médico Dr. Hibbert, do alto de uma sacada, avisa que a solução é ficar em casa: “A melhor cura é descansar na cama. Qualquer outra coisa que dê a vocês será um placebo”.

Nesse mesmo episódio, a população busca o placebo e chega a derrubar um caminhão que libera vespas assassinas. 

A repercussão do episódio, que também nos lembra recente alerta dos Estados Unidos sobre ataque dos insetos, tem sido enorme nas redes sociais. 

https://twitter.com/didgeridougrou/status/1257864336682385409?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1257864336682385409&ref_url=https%3A%2F%2Fentretenimento.uol.com.br%2Fnoticias%2Fredacao%2F2020%2F05%2F07%2Fsimpsons-previram-coronavirus-e-vespas-assassinas-veja-a-cena.htm

No entanto, no mundo real, as vespas têm como principais vítimas as abelhas, e o risco para os humanos é muito menor.

Repúdio

Apesar da semelhança com os eventos de 2020, Bill Oakley, um dos roteiristas da série, demonstrou cautela quanto a qualquer referência.  

“Era absurdo que alguém pudesse tossir na caixa, e o vírus sobreviveria por seis a oito semanas na caixa. É um desenho animado. Intencionalmente, tornamos o desenho animado porque queríamos que fosse bobo e não assustador, é por isso que o próprio vírus estava agindo como uma personagem de desenho animado e se comportando de maneiras extremamente irrealistas”, disse em entrevista ao The Hollywood Reporter

Ele alerta sobre o perigo da narrativa ser utilizada com fins xenofóbicos, ou seja, contra os chineses. “A ideia de que alguém se apropria de forma inapropriada para fazer com que o coronavírus pareça uma trama asiática é terrível. Em termos de tentar culpar a Ásia. Acho que isso é nojento”, destacou. 

Projeto Agir Brasil

Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.