É possível ser naturalmente imune ao novo coronavírus?
A questão tem sido investigada por cientistas a partir de casos em que casais ou grupos não se contaminaram juntos


Certos casos de contaminação pelo novo coronavírus têm intrigado cientistas: os de casais que estão em isolamento social juntos, mas que possuem apenas uma pessoa infectada, sem sinais de vírus ou anticorpos no parceiro ou parceira. A questão foi tema de debate no episódio desta quarta-feira, 27, do podcast Foro de Teresina, produzido pela revista Piauí. Mas será possível estar realmente imune ao vírus?
Segundo o cientista Fernando Reinach, especialista em Biologia Molecular, a situação se assemelha a de navios que tiveram que colocar seus passageiros em quarentena juntos, mas não chegaram à taxa de infecção de 100%, mesmo com a aglomeração de pessoas. Para Reinach, uma resposta conclusiva sobre a existência de seres humanos imunes ao SARS-CoV-2 ainda está longe de ser decifrada, mas há possibilidades que explicam a situação.
A primeira possibilidade inclui um pouco de sorte e uma série bem executada de cuidados preventivos, como uso de máscaras, lavagem correta e frequente de mãos e distância mínima entre as pessoas.
A segunda possibilidade levanta questões que ainda são controversas entre a comunidade científica: a de que algumas pessoas seriam naturalmente imunes ao novo vírus.
Essa possibilidade, ainda vista como pouco provável por pesquisadores pelo ineditismo do vírus, pode acontecer devido ao contato prévio com outros tipos de coronavírus – ou mesmo outras infecções sem relação com essa família – que causaram imunidade cruzada.
Caso a imunidade de parte da população fosse comprovada, no entanto, os benefícios não seriam imediatos, afirma o cientista. É possível, inclusive, que essa comprovação só seja possível após o fim da pandemia, com estudos em cidades devastadas pela Covid-19. Se ela vier antes, porém, processos relacionados ao tratamento da doença poderiam ser otimizados, com mais chances de cura para os pacientes.
Projeto Agir Brasil
Acesse mais notícias sobre o novo coronavírus navegando por aqui. Além de textos, você tem acesso a conteúdos de vídeos e podcasts. Vamos atravessar esta pandemia juntos.